Parecer Técnico

Todo/a estudante com cadastro ativo na DACES/DAC tem seu registro identificado no SIGAA por meio da inclusão do Parecer Técnico Educacional. Esse documento visa subsidiar a elaboração de estratégias pedagógicas, metodológicas e de avaliação acessíveis, conforme cada condição de deficiência, transtornos do espectro autista, altas habilidades/superdotação e/ou transtorno funcional específico.

As coordenações de curso, como também o corpo docente, podem acessar o parecer a qualquer momento para verificar as indicações pedagógicas e os direitos garantidos aos estudantes amparados pela Política de Acessibilidade da UnB.

No início de cada semestre, todas as coordenações de curso recebem também um processo via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) com a listagem de estudantes que demandam apoio educacional especializado e também as instruções para acesso ao documento. É de responsabilidade de cada curso compartilhar a informação com o corpo docente.

Orientações para acesso ao parecer PELO ALUNO:

Após acessar o SIGAA, o(a) estudante deverá acessar o Portal do Discente e clicar no menu OUTROS, disponível na parte superior da tela inicial do portal e, em seguida, selecionar as opções Necessidades Educacionais Específicas > Solicitar apoio à DACES. Na tela seguinte, basta clicar no ícone Imagem de uma lupa ao lado da data de solicitação para visualizar os dados da solicitação de apoio a NEE. Os dados da solicitação serão mostrados na tela seguinte. Dentre as informações disponíveis, o(a) estudante poderá visualizar o parecer técnico emitido pela DACES.

Orientações para acesso ao parecer PELO PROFESSOR:

Portal do docente > clicar no componente curricular (disciplina) para entrar na turma virtual > Menu Turma Virtual > Turma > Participantes > No lado direito do nome do(a) aluno(a) com NEE estará constando um ícone do NEE. Clique no ícone  para visualizar o parecer sobre as Necessidades Educacionais Específicas do(a) aluno(a).

Orientações para acesso ao parecer PELO COORDENADOR DE CURSO:

Tutorial SIGAA – Acesso ao parecer técnico da DACES pelas Coordenações de Curso
1. Estudantes que necessitem de atendimento educacional especializado deverão solicitar cadastro no programa por meio do Portal do Discente e em seguida o pedido é analisado pela DACES. Para acessar o parecer técnico da DACES, após acessar o SIGAA, o(a) coordenador(a) deverá acessar no Portal da Coordenação a aba Alunos, disponível na parte superior da tela inicial do portal e, em seguida, selecionar a opção Discente com NEE > Solicitações enviadas para a DACES.

2. Na tela seguinte, o sistema apresentará as solicitações encaminhadas pelos(as) estudantes e informações sobre a situação do atendimento. É possível filtrar as solicitações enviadas de acordo com a situação da solicitação (em andamento, em triagem, encerrado, indeferido, negado pela coordenação, submetido e submetido à coordenação). Para visualizar os dados da solicitação de apoio a NEE e ter acesso ao parecer técnico da DACES basta clicar no ícone.

Neste momento é possível ainda visualizar o histórico do(a) discente, emitir o atestado de matrícula, visualizar as notas do(a) estudante e o acompanhamento da solicitação.

3. Após clicar na lupa  , os dados da solicitação serão mostrados na tela seguinte. Dentre as informações disponíveis, o(a) coordenador(a) poderá visualizar a justificativa para a solicitação do(a) estudante e o parecer técnico emitido pela DACES.