Pesquisas e publicações

 

A Coordenação de Apoio às Pessoas com Deficiência (PPNE) auxilia a realização de pesquisas nas áreas de educação especial e inclusiva, deficiência, acessibilidade, tecnologia assistiva, entre outros, por meio do fornecimento de dados quantitativos sobre estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas na UnB e realização de entrevistas e visitas técnicas.

 

Confira algumas pesquisas já realizadas:

 

  • Estudantes com autismo na Educação Superior: a experiência da Universidade de Brasília - Brasil, de Thaís Kristosch Imperatori, José Roberto Fonseca Vieira e Jeanne Michelle Matozinhos de Carvalho Ferreira (2019)

https://en.calameo.com/read/005098249bbad639461c4

 

  • Do ensino médio para a universidade: reflexões de estudantes com deficiência no projeto “PPNE vai à escola”, de Thaís Kristosch Imperatori, Lídia Costa de Alencar e Natasha Freire de Sousa Bezerra (2018)

http://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/20153

 

  • Acessibilidade e direitos humanos: a inclusão de estudantes com deficiência visual na Universidade de Brasília, de Raiany Alves de Souza, Sinara Pollom Zardo, Lídia Costa de Alencar, Layne Silva de Jesus e Guilherme Bittencourt (2018)

http://andhep.org.br/anais/arquivos/XEncontro/GT14.pdf

 

  • Deficiência visual: uma análise didática-pedagógica da percepção de docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, de Thaís Alves Dias (2016)

http://bdm.unb.br/bitstream/10483/14425/1/2016_ThaisAlvesDias_tcc.pdf

 

  • Alunos com deficiência e necessidades especiais no curso de Serviço Social na UnB: dificuldades enfrentadas e visão da comunidade acadêmica no departamento de Serviço Social sobre elas, de Rauqel Moura da Costa Teixeira (2014)

http://bdm.unb.br/bitstream/10483/8261/1/2013_RaquelMouraDaCostaTeixeira.pdf

 

  • Políticas de inclusão de alunos com necessidades especiais e os desafios na trajetória acadêmica na Universidade de Brasília – Brasil, de Maria Nadje Moura Carvalho Costa (2012)

https://docs.google.com/file/d/0B3IL2jfxCkGIaHFkX2l6Q1MzUFE/edit

 

  • Estratégias de aprendizagem e criatividade em universitários cegos e em universitários videntes: um estudo comparativo, de Thaíza de Almeida Kosac (2011)

http://bdm.unb.br/bitstream/10483/3473/1/2011_ThaizaDeAlmeidaKosac.pdf

 

  • Comparação do rendimento acadêmico dos estudantes com deficiências físicas e sensoriais com os demais estudantes da Universidade de Brasília, de José Roberto Fonseca Vieira (2011)

http://bdm.unb.br/bitstream/10483/2625/1/2011_JoseRobertoFonsecaVieira.pdf

 

  • A biblioteca pública universitária, acessibilidade e pessoas com deficiências físicas, de Mônica Maria de Sousa Machado Nunes (2010)

http://bdm.unb.br/bitstream/10483/1085/1/2010_MonicaMachadoNunes.pdf

 

  • Sistema de cotas para deficientes na UnB: uma alternativa viável?, de Nayara Magalhães dos Santos (2010)

http://bdm.unb.br/bitstream/10483/1333/1/2010_NayaraMagalh%C3%A3esSantos.pdf

 

  • Inclusão social na Universidade de Brasília: o PPNE como intermediador desta inserção, de Mauracilene Serafim Moreira (2010)

http://bdm.unb.br/bitstream/10483/1332/1/2010_MauracileneSerafimMoreira.pdf

 

  • Estudo do usuário deficiente visual e subsídios para uma política de desenvolvimento de coleções da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, de Tania Milca de Carvalho Malheiros (2009)

http://bdm.unb.br/bitstream/10483/701/1/2009_TaniaMilca.pdf

 

  • UnB e deficiência: um perfil dessa relação intermediada pelo PPNE, de José Higino Oliveira Souza (2008)

http://www.bdm.unb.br/bitstream/10483/739/1/2008_JoseHiginoSouza.pdf

 

  • Deficientes visuais e o acesso à informação em bibliotecas universitárias, de Ariane Vieira de Paulo Silva (2007)

http://bdm.unb.br/bitstream/10483/1582/1/2007_ArianeVieiradePauloSilva.pdf

 

  • O impacto do sistema de apoio da Universidade de Brasília na aprendizagem de universitários com deficiência visual, de Patrícia Neves Raposo (2006)

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2503/1/2006_Patr%C3%ADcia%20Neves%20Raposo.pdf

 

  • A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais, de Amaralina Miranda de Souza, Daniele Lessa Soares e Glaura Borges Morais Gasparino Evangelista (2003)

http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3098/2784

 

  • Educação inclusiva : a atuação dos professores junto aos alunos com deficiência

http://bdm.unb.br/handle/10483/22670