Articulação com unidades acadêmicas

A Diretoria de Acessibilidade (DACES) realiza articulação com as unidades acadêmicas devido ao reconhecimento de que a acessibilidade e o atendimento às especificidades das pessoas com deficiência da comunidade universitária são transversais a todo o espaço da Universidade. Assim, as ações de inclusão ultrapassam os serviços oferecidos pela Diretoria.

Desse modo, a articulação com as unidades acadêmicas ocorre no sentido de auxiliar na elaboração de estratégias conjuntas que favoreçam a adoção de práticas pedagógicas inclusivas visando a garantir, conforme preconizado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, as condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem possíveis barreiras de aprendizagem e promovam a inclusão plena, com práticas efetivas e inclusivas.