Programa de Tutoria para Acessibilidade (PTA)

Vídeo com Libras e Legenda sobre o Edital 06

Áudio completo do Edital 06

Objetivo do PTA

O Programa de Tutoria para Acessibilidade (PTA) tem como objetivo eliminar barreiras que impedem o processo de aprendizagem e a plena participação na vida universitária dos estudantes que são público da Política de Acessibilidade da Universidade de Brasília.

Sobre o PTA

• O Programa de Tutoria para Acessibilidade (PTA) integra o conjunto de ações da DACES / DAC, visando promover acessibilidade aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação cadastrados e acompanhados por esta Diretoria.
  • O apoio de tutor é destinado a pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades ou superdotação e transtornos funcionais específicos.
  • O tutor atuará na promoção da acessibilidade e na mediação entre: o tutorado, a DACES, a coordenação do curso e os professores das disciplinas e deverá cumprir carga horária de 12 horas semanais.
  • Os tutores bolsistas farão jus a bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).
  • Os tutores bolsistas e voluntários farão jus a 2 (dois) créditos em módulo livre, mediante o registro no histórico escolar do componente curricular "Tutoria para a promoção da acessibilidade".

Critérios de participação no PTA

• Ser estudante regularmente matriculado em cursos de graduação em que houver estudantes cadastrados na DACES / DAC que necessitem de apoio para a promoção de acessibilidade.
  • Não possuir pendências acadêmicas ou administrativas relacionadas aos compromissos assumidos anteriormente em eventos, projetos ou programas coordenados pela DACES / DAC;
  • Ter disponibilidade de 12 (doze) horas semanais para realizar as atividades de promoção de acessibilidade, incluindo atividades de formação, planejamento, estudo, avaliação, dentre outras;
  • Não estar em situação de risco de desligamento;
  • Os tutores selecionados como bolsistas não podem acumular com recebimento de bolsa PIBEX, PIBIC ou quaisquer outras remunerações em programas institucionais, exceto assistência estudantil.

Atribuições dos Tutores

Ao tutor cabe apoiar e promover ações de acessibilidade a um estudante cadastrado junto à DACES / DAC, matriculado no mesmo curso de graduação. A promoção de acessibilidade será feita de acordo com as orientações e formações oferecidas pela DACES / DAC. Dentre as atribuições previstas, estão:

• auxiliar na organização e planejamento das atividades acadêmicas a serem desenvolvidas pelo estudante apoiado;
  • prestar apoio na garantia da acessibilidade nas avaliações e atividades acadêmicas;
  • elaborar guias e esquemas orientativos que facilitem e contribuam com a aprendizagem;
  • auxiliar no domínio das tecnologias assistivas de áudio, vídeo e demais instrumentos de acessibilidade que houverem ou forem necessários;
  • atuar como intermediário na produção de materiais acessíveis junto à DACES quando necessário;
  • conhecer as normativas que estabelecem direitos, garantias e recomendações relacionadas à acessibilidade;
  • realizar mediação junto aos professores das disciplinas, quando necessário;
  • realizar mediação junto à administração acadêmica do curso, quando necessário;
  • planejar as atividades mensais a serem desenvolvidas junto ao estudante apoiado;
  • entregar documentações, formulários e relatórios requeridos pela DACES / DAC nos prazos devidos;
  • participar de ações, formações e acompanhamento dos trabalhos promovidos pela DACES / DAC.
  • cumprir as 12 (doze) horas semanais, em horário a ser definido juntamente com o estudante apoiado, sob a orientação da equipe da DACES / DAC.

Observações importantes

• O exercício das atividades de tutoria não poderá interferir em outras atividades necessárias à formação acadêmica do tutor.
  • O tutor que não cumprir com as atividades previstas será desligado do PTA.
  • A DACES / DAC acompanhará de forma sistemática o desenvolvimento das atividades de promoção de acessibilidade, divulgando ao longo do semestre letivo a forma e o resultado desse acompanhamento junto aos tutores.
  • O estudante cadastrado na DACES / DAC será acompanhado ao longo do semestre, de forma a verificar o cumprimento das atividades do tutor e a efetividade do apoio fornecido, sendo parte legítima para solicitar a substituição do tutor.
  • Os estudantes da pós-graduação que necessitarem de apoio de tutor devem entrar em contato com a DACES pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..