Vídeo da notícia em Libras e com audiodescrição:

Calendário de Matrícula para o semestre 2021.1

10 a 16 de junho - Período para solicitação de Matrícula (das 8 horas do dia 10 de junho até as 23 horas e 59 minutos do dia 16 de junho)
17 a 21 de junho - Processamento da Matrícula
21 de junho - Resultado da Matrícula a partir das 18 horas
29 de junho a 1 de julho - Período para solicitação de Rematrícula (das 8 horas do dia 29 de junho até as 23 horas e 59 minutos do dia 1 de julho)
2 a 6 de julho - Processamento da Rematrícula
6 de julho - Resultado da Rematrícula a partir das 18 horas
12 a 16 de julho - Matrícula Extraordinária em disciplinas com vagas (a partir das 8 horas)
19 de julho - Primeiro dia de aulas

Critérios de prioridade de Matrícula

Para muitas disciplinas, a demanda por vagas é maior que a capacidade da UnB em ofertá-las. Isso acontece por conta das reprovações e trancamentos, e mesmo a oferta de vagas extras (além do número regular que o curso é obrigado a ofertar) muitas vezes não atende a toda essa demanda. Além disso, para disciplinas optativas, há concorrência de estudantes de múltiplos cursos pelas mesmas turmas. É para distribuir as vagas aos solicitantes de forma justa que existem os critérios de prioridade. Basicamente, para cada turma, prioriza-se o atendimento de estudantes que têm a disciplina como obrigatória. Havendo vaga, atende-se aqueles que cursarão como optativa e, em seguida, como módulo livre. Havendo empate, (por exemplo, mais solicitantes que têm a disciplina como obrigatória do que o número total de vagas), aplicam-se critérios de desempate. Calouros, é claro, têm garantia de vaga nas disciplinas do primeiro semestre. O esquema abaixo resume como funciona o processamento:

Descrição da imagem: Ilustração dos critérios de prioridade e desempate no processo de matrícula da Universidade de Brasília. Os critérios de prioridade são: Em primeiro lugar ser calouro, em segundo lugar a disciplina a ser solicitada deve ser obrigatória e não optativa. Os critérios de desempate são: Em primeiro lugar ser estudante com cadastro na DACES, em segundo ser provável formando(a), em terceiro faltar pouco tempo para se formar e em quarto estar no fluxo.

Em azul os critérios de prioridade, que são: ser calouro, ser disciplina obrigatória e não optativa.

Em laranja os critérios de desempate, que são: ser estudante com cadastro na DACES, provável formando(a), faltar pouco para se formar e estar no fluxo.

Os estudantes atendidos pela DACES participarão do processo de matrícula normalmente para cada uma das prioridades do sistema, mas se necessário, o primeiro critério de desempate é ser estudante com cadastro na DACES.

Para mais informações clique AQUI para acessar o Guia de matrícula produzido pela DEG.