Pesquisas e Publicações
A Diretoria de Acessibilidade (DACES) auxilia a realização de pesquisas nas áreas de educação especial e inclusiva, deficiência, acessibilidade, tecnologia assistiva, entre outros, por meio do fornecimento de dados quantitativos sobre estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas na UnB e realização de entrevistas e visitas técnicas.
Confira algumas pesquisas já realizadas:
-
Estudantes com autismo na Educação Superior: a experiência da Universidade de Brasília - Brasil, de Thaís Kristosch Imperatori, José Roberto Fonseca Vieira e Jeanne Michelle Matozinhos de Carvalho Ferreira (2019)
-
Do ensino médio para a universidade: reflexões de estudantes com deficiência no projeto “PPNE vai à escola”, de Thaís Kristosch Imperatori, Lídia Costa de Alencar e Natasha Freire de Sousa Bezerra (2018)
-
Acessibilidade e direitos humanos: a inclusão de estudantes com deficiência visual na Universidade de Brasília, de Raiany Alves de Souza, Sinara Pollom Zardo, Lídia Costa de Alencar, Layne Silva de Jesus e Guilherme Bittencourt (2018)
-
Deficiência visual: uma análise didática-pedagógica da percepção de docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, de Thaís Alves Dias (2016)
-
Alunos com deficiência e necessidades especiais no curso de Serviço Social na UnB: dificuldades enfrentadas e visão da comunidade acadêmica no departamento de Serviço Social sobre elas, de Raquel Moura da Costa Teixeira (2014)
-
Políticas de inclusão de alunos com necessidades especiais e os desafios na trajetória acadêmica na Universidade de Brasília – Brasil, de Maria Nadje Moura Carvalho Costa (2012)
-
Estratégias de aprendizagem e criatividade em universitários cegos e em universitários videntes: um estudo comparativo, de Thaíza de Almeida Kosac (2011)
-
Comparação do rendimento acadêmico dos estudantes com deficiências físicas e sensoriais com os demais estudantes da Universidade de Brasília, de José Roberto Fonseca Vieira (2011)
-
A biblioteca pública universitária, acessibilidade e pessoas com deficiências físicas, de Mônica Maria de Sousa Machado Nunes (2010)
-
Sistema de cotas para deficientes na UnB: uma alternativa viável?, de Nayara Magalhães dos Santos (2010)
-
Inclusão social na Universidade de Brasília: o PPNE como intermediador desta inserção, de Mauracilene Serafim Moreira (2010)
-
Estudo do usuário deficiente visual e subsídios para uma política de desenvolvimento de coleções da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, de Tania Milca de Carvalho Malheiros (2009)
-
UnB e deficiência: um perfil dessa relação intermediada pelo PPNE, de José Higino Oliveira Souza (2008)
-
Deficientes visuais e o acesso à informação em bibliotecas universitárias, de Ariane Vieira de Paulo Silva (2007)
-
O impacto do sistema de apoio da Universidade de Brasília na aprendizagem de universitários com deficiência visual, de Patrícia Neves Raposo (2006)
-
A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais, de Amaralina Miranda de Souza, Daniele Lessa Soares e Glaura Borges Morais Gasparino Evangelista (2003)
-
Educação inclusiva : a atuação dos professores junto aos alunos com deficiência